sexta-feira, 12 de julho de 2013

Saber falar...


Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.
Não é preciso que a bondade se mostre; mas sim é preciso que se deixe ver...
Pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre idéias, pessoas mesquinhas falam sobre pessoas.

Platão





 Há maldade não no que se fala mas como se fala, 
é normal se ouvir : "Sou sincero(a) e falo tudo na lata". 
Quando me deparo com essa pérola da edução e respeito pela sociabilidade só me cabe...rir.
Me permitam uma pequena fábula :
 -Pressentindo que seu país em breve iria mergulhar numa guerra civil,o sultão chamou um dos seus melhores videntes e pergunto-lhe quanto tempo ainda lhe restava viver.
-Meu adorado mestre, o senhor viverá o bastante para ver todos os seus filhos mortos.
Num acesso de fúria, o sultão mandou imediatamente enforcar aquele que proferia palavras tão aterradoras. Então, a guerra civil era realmente uma ameaça! Desesperado, chamou o segundo vidente.
-Quanto tempo viverei? Perguntou, procurando saber se ainda seria capaz de controlar uma situação potencialmente explosiva.
-Senhor, Deus lhe concedeu uma vida tão longa que ultrapassará a geração dos seus filhos e chegará á geração dos seus netos.
Agradecido, o sultão mandou recompensá-lo com ouro e prata. Ao sair do palácio, um conselheiro comentou com o vidente:
-Você disse a mesma coisa que o adivinho anterior. Entretanto,o primeiro foi executado, e você recebeu recompensas. Por quê?
-Porque o segredo não esta somente no que você diz, mas na maneira como diz. Sempre que precisar disparar a flecha da verdade, não esqueça de antes molhar sua ponta num vaso de mel.
Nem sempre é difícil falar a verdade. Quando há um clima de boa vontade, de harmonia e de liberdade da expressão do pensamento as pessoas aceitam ser socialmente contrariadas, mas não se ofendem com o primeiro fato desagradável que ouvem, pois entendem (devem entender) não ser pessoal  mas sim circunstancial, a circunstância está errada, não necessariamente a pessoa  . Nas situações em que há primária confiança mútua, como é o caso entre as pessoas que se querem bem e pessoas de bom coração e boa vontade, cada um pode falar com franqueza. Em situações diversas, em que pessoas já esperam uma opinião contrária, quando usamos da franqueza aliada á sincera bondade, as barreiras hostis de defesa psicológicas caem, as máscaras são abandonadas e todos saem ganhando com isso, por que se busca progredir, evoluir em busca do que realmente viemos buscar nessa vida ... A LUZ.

Paz, saúde e LUZ

Nenhum comentário: