sábado, 17 de novembro de 2012

Uma arte revelada...



"O palhaço não sou eu, mas sim esta sociedade monstruosamente cínica e tão conveniente e ingenuamente inconsciente  joga o jogo da seriedade para melhor esconder a loucura."
Salvador Dali



Nota - O texto a seguir foi parcialmente colhido na net , revisto e ampliado por mim , a autoria do texto original é atribuída a sigla C.R., ao ampliar o texto tive a simples intenção de dedicar a cada um de nós essa qualidade ... em algumas pessoas simplesmente o dom de ser , em outras a própria vida ensinou tão nobre arte ... a de ser PALHAÇO.
Chora palhaço :
Da sua tristeza quando o mundo e as coisas que te cercam dizem NÃO.
Por trazer alegria e sorriso  alegrando as pessoas, e ter muitas vezes como único pagamento  simplesmente um sorriso.
Da situação que te cerca, das noites não dormidas, pela esperança de um agrado tardio, do sonho de uma alegria continuada e sincera.
És homem do peito de aço, que da alegria faz o compasso circundando a todos que se colocam próximos, mesmo que tua alma esteja no descompasso de uma grande tristeza.
Do seu coração que não trai, não engana, que espera ainda um doce sorriso, uma mão que afague seu semblante, sua cabeça, suas costas e pernas cansadas de tanto se apresentar no picadeiro da fantasia... alegrando a ilusão.
Que se enternece quando recebe um sorriso e um muito obrigado, mesmo e principalmente de alguém que nunca viu.
Das suas máscaras que sorriem quando queriam chorar, que enternecem quando queriam esmorecer, que agitam quando queriam descansar.
Até mesmo do seu próprio sorriso triste...Chora até descobrir a verdade de tua alma... verdade incomum...
A verdade que decreta:
Sorria, sim, palhaço !
Pois aqueles que tem na alma a pureza de uma criança, que são moças bonitas  sorriem de verdade para você... muitas vezes com os olhos também.
Pois a alegria e felicidade que trás são dádivas reconhecidas pelo próprio Deus.
Pois aqueles que não te enxergam e da tua felicidade reconhecem pouco, da vida nada tem na pobreza de seus espíritos...tristes pessoas.
Pois não merece alegria vazia e sorrisos falsos, mediocridade e engano , pois és autentico no coração e na alma... empenhada em alegrar e amparar pelo riso.
Pois seus valores estão acima dos espíritos pobres que não conseguem viver a felicidade que transmite sem nada pedir, a não ser um sorriso,um olhar, um gesto de felicidade, um afago... um abraço e um beijo.
Pois a tua alma é tão grande, tão linda e limpa, que suas dores desaparecerão das suas costas e serás contemplado com o carinho sincero e eterno de um AMOR sem fim.........
Sorria palhaço pois ao arrancares a máscara da face, revelarás a própria felicidade, linda e infinita, pois tens estampado no seu intimo expressado pelo brilho desse olhar toda a alegria do próprio Deus e o Amor de Jesus........
Sorria palhaço pois o que transmite é simplesmente DIVINO.
Sorria palhaço o sorriso de sorrir, o riso que debocha descarado da própria tristeza, e de tudo que não reconhece você.........
Sorria palhaço pois é o remédio das almas tristes e solitárias.
Sorria palhaço pois é palhaço para fazer sorrir, e incomodar os pobres de espírito.
Sorria palhaço pois é um artista da vida, que ao tirares a fantasia se retira do picadeiro, pois sabes quando termina o espetáculo para representação, e quando continua o espetáculo da vida... e nele a tua obrigação só aumenta, responsável que se torna para a felicidade de quem é amor, sonho e motivos das alegres cores em tuas paisagens.
Sorria palhaço dos falsos palhaços demagogos e hipócritas , que tentam zombar ao pensar que te ofendem achando que és palhaço ou o chamando de verdadeiro  palhaço.
Sorria palhaço pois consegue ver e estar bem longe desses falsos palhaços cuja vida infeliz, no contraditório daquilo que transmite, ou seja felicidade, se estenderá, infelizmente, por um picadeiro sem fim, onde ignorando a própria  ignorância jamais saberão que estarão imersos no em ruins circos e picadeiros  da real vida, onde ao invés de receberem o sorriso de paz e felicidade, se contentarão na sua falta de saber, ao receber a falsa alegria e o falso sorriso do escárnio e do pouco caso, pela frente ou pelas costas, da platéia que os assisti, e que pensam estar agradando com o seu triste e mórbido espetáculo...
Sorria palhaço pois sabes onde esta a hipocrisia das promessas vazias dos falsos amantes , dos amores falsos, no romantismo de atos e palavras escassos, na pobreza de espírito, na mentira, na falta de caráter, na tendenciosidade maldosa, na infidelidade, enfim dos assassinos emocionais  e são os  que mancham a alma e a consciência, naquilo que torna o ser humano pequeno e insignificante, naquilo que se quer merece qualquer comentário, pois a simples citação empobrece e aporcalha qualquer exteriorização da reles alma, portanto fugindo da própria arte de ser palhaço.
Sorria palhaço ao afastar esse infortúnio e a mediocridade lugar comum de uma grande maioria estúpida , fútil e incapazes de lidar com o amor , não o dito em frases prontas e impessoais , mas o verdadeiro amor  que pode se traduzir em fazer sorrir .
Sorria palhaço para aqueles que acreditam e recebem a luz detonando a ignorância.. são velas a iluminar e extinguir a absoluta escuridão.
Sorria palhaço por aqueles que a felicidade arquitetou dando risadas e brincando, representando a arte de alimentar sonhos e sustentar esperanças.
Sorria palhaço por aqueles que sorrindo e inebriados com os olhos cheios de lágrimas reconhecerão e reconhecem muito mais que o artista palhaço... reconhecem o Homem e a Mulher que fazem diferença , que possuem em abundância a moeda, rara, da boa vontade.
Sorria palhaço pois tua alma de criança assistirá calma, limpa e serena pelo resultado das coisas onde tanto investiu seu amor, e aqui basta uma paga.. o teu sorriso e o sorriso de quem lhe é importante , o sorriso da Mãe , o sorriso da Filha , o sorriso da moça bonita ... o sorriso de quem se aprende a amar assim que se vê... pois as almas há muito se conheciam, se conhecem e são infinitas... almas tão ou mais palhaças que a própria matéria... Deus deve ser um brilhante brincalhão, já que adora dar boas surpresas , adora derrotar planos mirabolantes , adora ensinar a arte do SIMPLES ASSIM.
Sorria palhaço, do mundo sem compasso, que na arte do descompasso afastou a tristeza do espaço, e neste mesmo vazio do espaço encheu em cada passo seu conteúdo de AMOR...FÉ...E ALEGRIA .
Paz, saúde e sorrisos.

Nenhum comentário: