sábado, 7 de maio de 2011

A mãe ... alma.


Para Sempre .

"Por que Deus permite

que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece

com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho."

Carlos Drummond de Andrade



A educação vem do berço,é o que dizem ... e é fato , mesmo hoje quando a mulher assume um papel de destaque no cenário profissional , muitas delas ainda são esposas , "donas de casa" e Mães , as vezes solitárias ( Mãe solteira é um terminho bem maldoso , se é mãe não há como ser solteira já que terá na "cria" uma eterna companhia), mas não cabe ilusão a Maternidade é acima de tudo qualidade assexuada de elevação de alma e espírito , conheci ou tive relatos vivos de Pais que superavam , e muito, o mero ato patriarcal , sempre dispostos a brincar e educar seus filhos com desvelado e extremado carinho e amor , simples assim , contadores de histórias e por toda uma vida ...PARCEIROS.

"Os homens são o que as mães fazem deles."Ralph Emerson

Mãe é sim qualidade rara , não basta uma gestação para fazer de uma mulher Mãe até por que algumas não gestaram ... escolheram gestar no coração e assim alargaram esse mesmo coração para receber eternamente um filho... uma filha ,logo muito mais é necessário que uma barriga , desnecessário ler Jean Piaget ou qualquer expoente da pedagogia , necessário é apenas ser Mãe , cuidar , zelar , acarinhar ... ver exemplos simples na natureza que cercam os animais "irracionais" , reconhecer a defesa da vida pela própria vida , dar incomensuravelmente luz , que aliás é próprio e inesgotável nas verdadeiras Mães , saber educar , dar valores morais ,independente de noções acadêmicas ... ser Mãe é fazer uma comidinha , é dar baninho , é ler o caderno de casa , é rir dos imensos terrores infantis de bicho papão ... e assegurar que o primeiro amor nem sempre é o primeiro amor e que um novo amor nascerá , e orientar na verdadeira vocação a profissão do filho e filha . É respeitar sem se dobrar frente a prováveis excessos ... ou chantagens emocionais . Ser Mãe é nato , mas para ser filho é necessário ainda ter maiores predicados morais , infelizmente , incomuns nos dias de hoje ... um dos mais raros é a gratidão.

Nesse dia comemorativo das Mães , desejo que a saúde e a paz estejam em cada lar , e na impossibilidade de um , físico , abraço que seja a lágrima da saudade nascida da felicidade de se ter vivido e amado maravilhosos momentos.

Aqui o registro da saudade de Minha Avó Domingas ... além de educar soube ensinar valores ... soube me ensinar a amar e a tentar ser um bom pai. Obrigado e esteja onde estiver que a Senhora tenha paz e luz.

Paz , saúde e FELIZ DIA DAS MÃES em essência.

Nenhum comentário: