sábado, 10 de julho de 2010

Uma releitura...presente.


"E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José ?
e agora, você ?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama protesta,
e agora, José ?
 
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José ?

E agora, José ?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio - e agora ?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora ?
  
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José !
  
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José !
José, pra onde ?"

Carlos Drummond de Andrade

Ser feliz não é , meramente , ter um céu azul  sem tempestades, caminhos planos sem acidentes, dignos trabalhos sem fadigas, relacionamentos intensos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força nos pedidos e aceitações de verdadeiros perdões, esperança nas batalhas diárias , segurança no palco do medo das situações que precisam de rápida mas profunda resolução , amor nos rápidos desencontros e ,acima de tudo, respeito em família e poucas mas reais amizades.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso... o primeiro, mas refletir sobre essas lágrimas de saudades e culpas por atos injustos e involuntários sofridos ou cometidos e que levam a tristeza de saber que , aqui, as falhas também fazem parte do aprendizado. 
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos muitas vezes em maior número que as vitórias . Não é apenas ter júbilo nos aplausos e ovações , mas encontrar alegria no anonimato... no silêncio de teu travesseiro ou nas contemplações das estrelas nessas noites frias de solidão. 
Ser feliz é reconhecer que vale muito a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise , saber que o preço da paz é a eterna vigilância , caso contrário não é paz mas sim fugas constantes de realidades conflitantes pela covardia de encarar os problemas.
Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser, de quem é responsável emocional e nunca diz o que não nasce do coração e da alma envolvida com a mais pura verdade.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas que muitas vezes criamos pela inanição e se tornar com suor e dignidade autor da própria benevolente história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida... sentar à mesa com quem se ama.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber ser muito necessário falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um construtivo "não". É ter segurança para receber uma justa crítica,e mesmo que injusta entender a limitação que cada pessoa tem de conhecer verdadeiramente os fatos e por isso não se ofender frente a ignorância alheia sob pena de se equivaler a estupidez . É educar e beijar os filhos e deles receber respeito e mesmo que desaprovação velada existir saber quem é quem na hierarquia familiar , curtir muito os pais se vivos ou os recordar em agradáveis saudades e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem... ninguém é perfeito assim como poucos merecem não nobre honra...amizade é pedra preciosa e não ferro enferrujado folhado a ouro. 
Ser feliz é lutar pelas injustiças , é proibir que alguém ofenda teu amor , ser feliz é nunca ser covarde em permitir ataques a quem amamos e por que distante e ausente está não poderia se defender... covardia e felicidade são exatos opostos.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de você e simples assim ser feliz ...criança confia, criança se permite a paz da plena ausência da maldade ...sempre ...sempre “maldade vê só quem tem”... sábia vovó.
É ter suficiente maturidade para olhos nos olhos falar: "Eu Errei"...
É ter ousadia para reconhecer e humildemente dizer: "Me Perdoe"...
É ter sensibilidade para confessar que apesar de ...eu quero nova chance já que : "Eu Preciso De Você"...
Ser feliz é ter responsabilidade e não cometer tantos erros e assumir porque: "Eu Te Amo"...
Ser feliz é ter a capacidade da paz , espantar fantasmas , crer no melhor e acima de tudo ... respeitar, para ser respeitado .
“Errar , ainda , é humano ... mas persistir é maquiavélico estado de egocentrismo”

Paz, saúde e saudades.


Nenhum comentário: