terça-feira, 22 de junho de 2010

Apenas uma releitura...mais uma.


"A única maneira de teres sensações novas é construíres-te uma alma nova... Viver não é necessário. Necessário é criar... A fé é o instinto da ação.  Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. 
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. 
Se achar que precisa voltar, volte! 
Se perceber que precisa seguir, siga! 
Se estiver tudo errado, comece novamente. 
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a. 
Se perder um amor, não se perca! 
Se o achar, segure-o! "
Fernando Pessoa

Uma releitura de algo que certa vez li (anônimo) e dei minha livre adaptação ... :

Tem época na vida da gente que parece que os encontros amorosos tendem a ser mais uma provocação do que uma boa oportunidade de se sentir satisfeito e feliz... a Paz desejada . Assim, vamos contabilizando decepções e desacreditando na possibilidade de viver uma experiência positiva e motivadora... pelos acúmulos que formam esse arsenal chamado ...experiência , nesse caso triste.
Quando isso acontece, creio que o melhor seja parar. Uma pausa para absorver e aprender , reaprender . Ou melhor, antes de reapreender, perceber o que está acontecendo, de fato o que se passa em nossa órbita , quais são nossos verdadeiros desejos e quais tem sido nossas atitudes para torná-los concretos. 
Muitas vezes, fazendo uma análise mais justa e desapegada, sem assumir nenhum papel, nem o de vítima das armadilhas da vida, nem da sacanagem dos outros e nem o de culpado, como se tudo o que fizéssemos estivesse definitivamente errado, terminamos descobrindo que há alguma incoerência nisso tudo... algo não "encaixa"... mas tem de encaixar?  Se não encaixou é por que simplesmente não era "a peça" certa.
Só que para isso precisamos de algum tempo, uma boa dose de auto crítica  e principalmente de coragem para admitir limitações, assumir para reverter pensamentos negativos e confiar mais na sabedoria da vida e seu ritmo. O que acontece, no entanto, é que a maioria de nós não quer esperar, não quer refletir... quer pronto ...quer pra já  e se tem um único pensamento que alimentamos o tempo todo: quero namorar, quero ter alguém, quero esse ser mágico que me traga a tão sonhada felicidade...mas calma lá ! ... esse ser não existe... definitivamente. Esse ser é o mesmo que carrega o mistério da individual "caixa de Pandora" ... esse ser só pode ser cada um de nós. Mas o que fazer com nossas idiossincrassias revestidas desse egoísmo estúpido ?
Será que estar com alguém é o mesmo que estar feliz? Sentir a solidão no meio da multidão ... já passou por isso? Pode ser que sim, mas pode ser que não, e se por qualquer motivo você não tem ficado com quem desejou, se não consegue dividir mais tempo com essa pessoa , dividir cama , dividir mesa, dividir pensamentos , talvez seja o momento ideal para discutir a relação , tão útil entre uma decepção e outra... útil para crescer , útil para limpar o espelho para melhor refletir quem , de fato , somos ... Talvez seja necessário aparar a barba da amargura do tempo ou refazer a maquilagem das perdidas ilusões... conferir a beleza de  nosso sorriso ou o poder de nossa lágrima ... não deixe empoeirar , demais , teu saco de guardar confetes.
É tempo até de se observar, de observar as pessoas e ouvir o que elas dizem... entenda ouvir e não meramente escutar ... sabe olhos nos olhos ...Tempo de aprender e  crescer, ter uma nova conduta ajudar para ser ajudado , desenvolver uma nova e progressiva postura ... pensamentos positivos e afastar da mente e coração sensações ruins de excessivas e\ou  infundadas pré-concepções. No mais  é sentar no banco da praça , no meio desse  caminho chamado vida  e aguardar até que o sol brilhe forte e  lhe mostre com exatidão qual é o norte e por isso o melhor caminho a seguir, mas ... creia para ver, você precisa estar atento, se possível sem tanta ansiedade, sem tanto desespero para tentar fazer com que as coisas aconteçam do jeito e na hora que você quer... você pode até conseguir ..mas seu ganho será mais imediato e descartável ... efeito tampão de papel .
E se nenhuma resposta imediata  vier, talvez signifique que você precisa ver e ouvir com a essência do coração. Respeitar o silêncio... olhar estrelas ...Suavizar em suspiros  a ausência de quem você tanto deseja encontrar ou reencontrar. Talvez não haja essa resposta e nem haja uma explicação condizente com seu onanismo mental ... exceto o de conhecer seus sentimentos , reconhecer enfim as culpas e saber que só não foi melhor por que não se tentou o tudo , e que por vezes não teve tua limpa e mediana tentativa , as vezes não teve da outra parte superior empenho... as vezes ,  na maioria ,  os dois. Às vezes, simplesmente não existem respostas nem explicação. Apenas a vida. Apenas as pessoas. Apenas o mundo. Apenas a dor e o amor... "crime e castigo" .
E se "birrentos" não aceitamos o que nosso egoísmo nós proibe de ver e assim insisitir  em brigar, em nos rebelar, em nos revoltar, conseguiremos tão somente mais dor, mais rancor , gastrites e menos tolerância com alguém que poderia significar amor a médio prazo. Aceite que ninguém e nem você  tem o controle das horas... dos dias e das noites que se sucedem indiferentes aos seus "achismos"  , que você e nem ninguém  pode decidir sozinho baseado apenas no egoísmo , que o universo tem seu próprio, fraterno e indefectível  ritmo ... O tempo é Senhor da razão. Faça  sinceramente o que está ao seu alcance; faça a sua parte, e bem feito; da melhor maneira que puder... e entre suor e lágrimas a "coisa" vai acontecer ... regra número um ... "plante e colha", dê uma real chance para que as coisas aconteçam , perca esse medo de "sofrer" ( ser feito de tonto, fazer papel de ridículo , orgulho ferido, traições , ser usados e tantas baboseira de quem pré sente , pré vive ... exercícios de pseudo advinhação ...isso sim é ser ridículo!)  .
Mas... enquanto viver esse "não poder" ... se entregue em confiança da esperança e espere, porque embora digam com duvidosa sabedoria  "quem sabe faz a hora, não espera acontecer", tem ocasiões nesta vida em que quem sabe,  espera acontecer e respeita a hora de não fazer, até que um dia, o amor de repente aconteça ou reapareça, porque seu coração estava exatamente onde deveria estar para ser encontrado! " Tudo posso , mas nem tudo devo" simples assim ... aplicado a fatos e pensamentos ... O bom caráter é o fiel da balança entre poder e não querer ... saber que vai acontecer é o alimento que a alma precisa para fabricar sonhos ... Pode ser que tudo já esteja ai , que todos os ingredientes estejam em tuas mãos ...use tua sensibiliade para harmoniosamente os agregar a tua realidade , pode ser que por descuido esteja deixando passar os prazos de validade , pode ser que os teus temperos estejam em desacordo com a receita principal... qual receita?  -  A FELICIDADE DA PAZ AMOROSA!  FAÇA TEU MELHOR E ESPERE!!!

Paz , saúde e confianças.


Nenhum comentário: