segunda-feira, 22 de março de 2010

Do que é certo...final.


"Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é...Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é... Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... Saber viver!!! "
Charles Chaplin


continuação da crônica anterior...

...Amar é, definitivamente, uma escolha que pede total responsabilidade. É verdade que todos nós cometemos erros , alguns erram mais outros menos , mas erramos por ainda pertencemos a classe de seres humanos . Mas quando o amor é o elo que une duas pessoas, independentemente de sangue, família ou obrigações sociais, é preciso tomar muito cuidado, levar muito o outro em conta para evitar estragos permanentes, quebras dolorosas demais, e mais ainda forte há de ser amor em busca de um arrependimento seguido de um sincero perdão , creia , você irá preferir conhecer os erros de seu amor e desconhecer as qualidades de seus pretendentes . Entenda ninguém é um pacote pronto , ninguém chega perfeito ou sem a necessidade de ajustes , não existe isso na realidade , se existir desconfie pois é manipulação .
O fato é que todos nós nos questionamos, em muitos momentos, se realmente vale a pena correr tantos riscos. Sim, porque toda pessoa que ama corre o risco de perder a pessoa amada, de não ser correspondida, de ser traída, de ser enganada, enfim, de sofrer mais do que imagina que poderia suportar. Então, apenas os fortes escolhem amar!
Não são os medos que mudam, mas as atitudes que cada um toma perante os medos. Novamente voltamos ao ponto: a vida é feita de escolhas. Todos nós podemos mentir, trair, enganar e ferir o outro. Mas também todos nós podemos não mentir, não trair, não enganar e não ferir o outro., e assim olhar dentro dos olhos em qualquer situação e sustentar esse olhar e se permitir invadir alma a dentro em busca das certezas , quem mente , quem trai nunca irá olhar em teus olhos sem você perceber a alteração que isso irá gerar.
Cada qual com o seu melhor, nas suas possibilidades e na sua maturidade, consciente de preferência , ou não de seus objetivos, mas faça de suas próprias escolhas o mapa que irá levar rumo ao futuro , prazer imediato gera sempre solidão pois sexo é conseqüência e amor a própria essência, afinal e ainda por sermos seres humanos uma hora a natureza aplica a inexorável lei da gravidade ...ai ...bem ai tudo cai , e salvo uma generosa conta com o cirurgião plástico ou farmacêutico que venda estimulantes sexuais todo mundo se nivela em humildade na idade e nesse caso se optou pelo mero prazer físico terá de assistir as constantes preterições em nome dos mais novos , sarados , plasticamente belos ...e nesse momento você arca com as inevitáveis conseqüências destas escolhas imediatas , pois estará só e com sorte com dinheiro para pagar companhia social ou médica.
Sugiro que você se empenhe em ser forte a fim de poder usufruir os ganhos do amor e, sobretudo, evitar as dolorosas perdas. Mas se perceber que ainda não está pronto, seja honesto, seja humilde e ao invés de deixar cair ou de jogar no chão um coração que está em suas mãos, apenas deixe-o, apenas admita que não está conseguindo carregá-lo...que lhe falta competência... mas nunca use a frase “amar não basta” pois com certeza é a frase mais covarde que eu já vi em minha vida, não devemos magoar com palavras inúteis a quem amamos.
E então você, talvez, consiga compreender de fato e de direito , ato continuo (risos) , a frase escrita por Antoine de Saint Exupéry, em seu best seller O Pequeno Príncipe:
”Você se torna, eternamente, responsável por aquilo que cativa.”

Porque muito mais difícil do que ficar ao lado de alguém para sempre é ficar todo dia por inteiro, é fazer com que seja absolutamente verdadeiro! E é exatamente isso que significa sermos responsáveis por aquilo que cativamos...o respeito de se reconhecer no melhor por amar... e sermos amado, ufa que sorte.

Paz , saúde e agradecimentos.


Nenhum comentário: