sábado, 5 de fevereiro de 2011

No vazio...em solidão.


Meu Deus, me dê a coragem...

"Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença. Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude. Faça com que eu seja a Tua amante humilde, entrelaçada a Ti em êxtase. Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo e receber como resposta o amor materno que nutre e embala. Faça com que eu tenha a coragem de Te amar, sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo. Faça com que a solidão não me destrua. Faça com que minha solidão me sirva de companhia. Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar. Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. Receba em teus braços meu pecado de pensar."
Clarice Lispector

E no grande vazio buscamos explicações tantas que tantas palavras não explicarão jamais. De que amor falamos , qual o mais importante , invariavelmente é sempre o que passou ... ficamos pedindo chances de algo que não retornaria em brilho e beleza. Passou como o tempo nas roseiras a despencar pétalas , cores e perfumes ... O momento sempre é único ... sempre é nele que o passado quer invadir , que o presente quer se antecipar ... mas indiferente é o momento presente... ele apenas existe. Nesse momento , talvez, todas as estrelas reunidas no coração da esperança justifiquem a lágrima por ti derramada ... não falo de sofrimento ... falo de saudade. Dessa que é a afirmação do que foi importante e que por um momento (vários) passou desapercebido... Falo de detalhes que constroem uma grande história... brilhantes olhares longínquos , caminhadas perdidas ... cafés reconfortantes com as manias e maneiras de falar ... sons de seu sorriso , as vezes irôncio é verdade , mas mesmo assim seu sorriso sempre aperece no escuro de minha pálpebras cerradas , seus trejeitos e manias , crendices , superstições de família ... Quantos risos ainda brotarão de mim ao reviver nos detalhes atuais a tua presença . Esse conjunto de "coisas" chamarei de vida , e por um momento dividimos as nossas em juras de eternamente serem uma... uma só vida. Amantes loucos desprovidos de razão e senso de ridículo ... que bom ! E a isso chamarei experiências felizes ,mesmo que em momentos problemáticos a felicidade sempre dava a sua "pincelada"... e de pincelada em pincelada se compunha maravilhosos quadros e assim hoje revendo essas paisagens percebo que melhor lugar não haveria de que este imenso vazio que compõe os dias em busca de respostas , se respostas esses quadros não nós dão , ao menos divertem nosso coração.

Viver o presente é ainda nosso melhor remédio .


Paz , saúde e felicidades.


Nenhum comentário: