domingo, 28 de novembro de 2010

Minha sincera tentativa...




Cons.ci.ên.cia
s. f. 1. Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações. 2. Rel. Testemunho do nosso espírito, aprovando ou reprovando os nossos atos. 3. Cuidado escrupuloso. 4. Honradez, retidão. 5. Conhecimento. (Dicionário Michaelis )

"Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida.

 Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável."

Séneca




O que posso tentar ofertar

Começo por ofertar minha pouca perfeição,
Já que estamos distantes de conseguir essa aclamada perfeição  nessa vida e até por que estamos aqui exatamente em busca disso ... tentar melhorar.
Mas tendo uma limpa consciência de que,mesmo sendo imperfeitos, precisamos muito de mútuo auxílio nascidos do zelo de compartilhada compreensão fruto do fraterno carinho  e de recíproca tentativa da progressiva correção, pois somos seres em evolução ...humanos que ainda somos e tendo  a necessária autocrítica para entendermos as nossas falhas e aceitarmos a mão amiga e o abraço confortante. Tentarei te oferecer um pouco mais de paciência em todos os momentos da nossa  existência, bem como a crescente serenidade nascidas da cabeça fria depois das muitas  explosões , somos humanos lembra? Vivemos numa desumana agitação cotidiana, então por vezes falamos o que não pensamos e que nem “era exatamente o que se quer dizer” erramos no tom e nas palavras ai o senso de dignidade faz com que tenhamos a vontade de reparar o que quer que tenha amargado momentâneamente os bons ( por vocação) momentos.
Eu posso te ofertar, não todos os pensamentos que me vierem à mente,até por que   a vida tem outras reclamações e outras exigência a fazer-nos continuamente... Pai , Mãe, Filhos, Profissional ... também somos seres sociais.
As cobranças existem  sem respeitar muito  nossos pessoais desejos,  impondo assim  atos imediatos, as vezes,  estranhos ao nosso querer.
Mas eu te ofereço, isso sim, a busca sincera do pensamentos equacionado e apropriado, que te faça bem,que corresponda próxima à tua própria idéia .e ao teu próprio desejo.
Eu te ofereço com meus atos e palavras não uma juventude permanente, até porque o tempo não respeita e vai colorindo , charmosamente, os cabelos de branco.
Mas eu te ofereço,a lembrança que ressuscita, a saudade que reanima,
A esperança que dá sentido ao amanhã.
Eu não te ofereço os títulos que, ainda,  não tenho, mas te convido para, juntos, buscarmos aquilo que nos falta, aquilo de que precisamos.
Eu te ofereço,não todas as palavras suaves e belas, até porque seria de um ar de falso agradar e mesmo nem conheceria os meios ...
Mas eu te ofereço a minha paciência em não deixar mais que palavras amargas nascidas de meu eventual desapontamento ou decepção.
Reconheço que me falta muito , para oferecer-te satisfatoriamente...
  Recebe, porém e em troca,  a certeza de que não te deixarei chegar só ao , sempre evitado , pesadelo... Mas se por ele, você tiver de passar, creia piamente estarei ao teu lado,sofrendo as mesmas inquietações e receios,mas sem nunca te abandonar.
Ai , exatamente ai mesmo as tentativas de paz que estiverem em mim , sinceramente, posso e irei oferecer-te.
E ainda  posso garantir que não jamais te agredirei, que não partirá de mim a estúpida  ruptura do entendimento,a quebra dessa união de corpos e almas.
Quando inevitavelmente me faltar o sorriso que você precisa,acredite que meus olhos irão chorar  lágrimas iguais às tuas e que , via de regra, o problema terá de bater em  duas portas pelo menos , a minha e à tua...mas chamarei primeiro a minha evitando assim a tua, mas se tiver de ir  eu não direi que não estou em casa, mas irei te procurar para que juntos recebamos o impacto e a inquietação e a esperança da solução.
  Saberei calar-me se palavras forem inúteis ou prolixas, saberei ouvir atentamente,se o melhor for não dizer, mas escutar... de certo me aquietarei.
Por fim e supra importante é aprender , pois aprendi a duras penas , que quem tudo tem e tudo sonega, acaba oferecendo nada...acaba até subtraindo! 
Mas que quem pouco ou nada tem, mas de coração nada nega ,
Termina oferecendo o tudo que está ao seu alcance, com amor e Fé.
Eu quero estar sempre neste último caso:
Quero que esta última seja , eternamente,  minha referência e definição.até por que é  o que tenho a te oferecer.
Não é lá muito, porque se resume em ...me oferecer em sentimentos , atos e palavras límpidas nascidas do coração e da alma na mais ampla boa vontade... então aceitando, acabará  por me aceitar integro em objetivos retos e justos , e ai juntos caminharemos rumo ao infinito...
  Eu me ofereço assim sem reservas ...
  Eu te ofereço no meu máximo o minímo para te criar a felicidade e a paz...simples assim , necessário assim !

Por que , novamente,   simples assim e verdadeiramente :

- Eu te amo!

(Um texto criado a partir de uma antiga lembrança de um outro texto de José Wanderley Dias)


Paz , saude e consciência.

Nenhum comentário: