domingo, 18 de julho de 2010

Fazer o que se tem a fazer ...


"Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência."
Léon Tolstoi


Sonhe com o que quer sonhar. Vá onde queira ir.
Seja o que quer ser….Só tem uma vida e uma oportunidade para fazer tudo aquilo que quer e se propõe. 
Espero que tenha… suficiente felicidade, para fazer-se doce… suficientes provações, para fazer-se forte… suficientes tristezas, para fazer-se humano… suficiente esperança, para fazer-se e ser feliz... Seja e tenha olhos só para um amor e assim o mundo terá olhos pra você , por que de verdade as pessoas , no muito , toleram social e convenientemente leviandades quando lhes for conveniente, mas essas mesmas pessoas ato continuo observam e admiram o justo e o reto , nele confiam e o convidam a caminhar do lado .

”Me chame do que quiser 

Se parece ingênuo que eu acredite tanto no melhor das pessoas, que me chamem de tolo. 
Se parece impossível que eu queira , por respeito , ir onde ninguém conseguiu chegar, que me chamem de pretensioso. 
Se parece precipitado que eu me apaixone no primeiro momento, num primeiro beijo , que me chamem de inconseqüente. 
Se parece imprudente que eu me arrisque num desafio, que me chamem de imaturo. 
Se parece inaceitável que eu mude de opinião, que me chamem de incoerente. 
Se parece ousado que eu queira o prazer todos os dias, que me chamem de abusado. 
Se parece insano que eu continue, apesar de tudo ,  sonhando, que me chamem de louco. 
Só não me chamem nunca de medroso ou de injusto porque eu vou à luta com muita garra e muita vontade de acertar, quantas vezes se fazem necessário , a cada erro ou tentativa frustrada de acerto.
E foi lutando muito que eu perdi o medo de ser ridículo de ser enganado de ser mal entendido e mal entender as pessoas... pois isso não está em meu controle , não depende de mim o bom caráter das pessoa , por tanto isso é delas , elas dão o que de melhor tem ... as vezes esse melhor é pior que nada ...mas ainda assim é o melhor delas.
Perdi, na verdade, o medo de ser feliz... perdi na verdade a covardia morna de atos frios frente a quentes sentimentos.
Não me incomoda se as pessoas até me vêem de forma equivocado. 
O importante mesmo é como eu me vejo... o meu travesseiro de cada noite e meu espelho a cada amanhecer. 
Sem cobrança. sem culpa sem arrependimento, sem carregar o que não me pertence... nem tão vítima nem tão algoz ..apenas responsável por mim mesmo.
A gente perde muito tempo tentando agradar aos outros, e creia , nunca conseguimos ou conseguiremos mesmo , e assim tentando ser o que esperam de nós e não o que evidentemente somos, criamos muitos aborrecimentos ,por que o desejo projetado dessas pessoas,  invariavelmente, nasce do egocentrismo doente das frustrações que essas tais pessoas carregam pela vida.
Eu sou o que sou e me atrevo a não pedir desculpas por isso...gosta ou não ...simples assim... não por arrogância mas por respeito a mim mesmo.
No meu caminho até aqui, posso não ter agradado a todo mundo, mas com certeza tomei muito cuidado para não pisar em ninguém , não sou um assino emocional , não vivo a sociopatia de idiossincrasias descabidas da universalmente do respeito , verdade e bom senso . Nunca aceitei a preferível situação de se acostumar ao que me incomoda , nunca dei a isso o nome de paz , pois a paz é na pura verdade conquistada dentro de nossos princípios morais e éticos ...essa acomodação de aceitar o preferível tem um nome ...covardia . Quer a paz ? Lute por ela.
Sendo assim, me chame do que quiser, eu não ligo... 
Porque eu só atendo mesmo quando chamam pelo meu nome, que eu tenho o maior orgulho de carregar.”

Releitura adaptada de um texto antigo (desconheço a autoria) , uma amarelada anotação manuscrita acrescida de pensamentos e acontecimentos atuais.

Paz , saúde e esperanças.


Nenhum comentário: