quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Escolhas...




Efeito Borboleta
Florbela Espanca
Dessa vez eu fui ao chão
Gerando vozes
Sem direção
A girar e a girar
Dentro de um labirinto de espaços vazios
Toda vez que falta um verso na canção
O caos escondido na idéia me faz querer saber
Acordar e levantar
Será o tempo de despertar?
A girar e a girar
Dentro de um labirinto de espaços vazios
Toda vez que falta um verso na canção
O caos escondido na idéia me faz querer saber
A girar e a girar
Dentro de um labirinto de espaços vazios
Toda vez que falta um verso na canção
O caos escondido na idéia me faz querer saber
E mesmo que o tempo volte
E mude tudo ao redor
O caos escondido na idéia me faz querer saber





Não tem segredo não... não requer especializações para se viver a vida e tudo que ela possa oferecer.
Se você esperava uma fruta e recebeu algo parecido com um limão, não faça essa cara feia, faça um saboroso suco ,uma limonada até . Se for esperto, colocará o suco em um litro de água e fará uma limonada. Se for bom comerciante, venderá pelo menos 10 copos de limonada e comprará mais limões. Se for romântico, dará um copo bem docinho para o seu amor. Só não vale chorar e reclamar... infinitamente...
Assim, na vida diária, é preciso praticar a visão dupla, ou seja, a visão que permite ao pseudo-sábio(você), enxergar os dois lados da mesma situação. E agora? Rir ou chorar? sempre será uma escolha a ser feita.
Todas as situações tem dois lados, todas sem exceção. Até para a morte, podemos enxergar dois lados, um é o lado negativo, a saudade, a dor da perda, o outro é o positivo, é o reencontro do espírito com a sua verdadeira morada, ou, em alguns casos, o término de um sofrimento terrível.
Não sei porquê e nenhum filósofo até hoje explicou convincentemente, creio que nem eles tinham todas as respostas , por mais que vivessem só para pensar , sem mais nada ...só pensar , então por quê nós, seres humanos, em 99,9% dos casos, enxergamos apenas um dos lados, e normalmente, o lado trágico das coisas....sempre a metade do copo vazio?
A ...como adoramos uma tragédia, e se é com a gente, que seja a maior tragédia, afinal de contas, nem eu e nem você somos pessoas de "tragédinhas", nós pensamos "alto", nós somos "the best" (ou as bestas), que pegamos a nossa dor e transformamos em um verdadeiro tormento... tempestade em copo d'água? Facinho assim.
Fala sério, você já não se pegou fazendo drama barato só para chamar atenção de alguém, tipo aquelas chantagens sem graça só para fazer um charminho, com ou sem direito a biquinho e dedinho na boca? Mas até aí, tudo bem, mas quando transformamos desnecessariamente essa superficial angústia em dor profunda , e não enxergamos, ou não queremos enxergar , uma saída, o caso fica muito sério e pode terminar em muito sofrimento para todos os envolvidos...DESNECESSARIAMENTE.
Por isso, pare de buscar sofrer e causar sofrimentos antecipadamente, e procure olhar de fora para o problema. Um lado você já conhece, o lado da dor, então é hora de pensar nas outras muitas possibilidades. Não entre nessa de covardemente dizer o chavão cômodo que não tem saída, isso é uma desculpa do nosso interior derrotado, aquele interior que "gosta do sofrimento" pois todo mundo tem um "eu" masoquista , alguns muito mais que os outros... tipo de médico e doido...né.
Tenho certeza que você vai se surpreender com as possibilidades que vai encontrar, creia se querer , se boa vontade tiver , vai sim encontrar e dependendo do problema que te aflige, poderá encontrar uma saída tão fácil, mas tão fácil que você vai pensar: "Como é que eu não pensei nisso antes...". É assim, a vida pode até fechar uma porta se assim você o permitir ,mas Deus abre uma porteira, mas depende da sua vontade de ir buscar essa saída.... de sorrir , basta aos sofrimentos , afinal o problema está mais em como você o vê do que propriamente em sua real existência , que de real tem pouco , afinal basta o querer e a boa vontade para rapidinho aniquilar o "tal problema"...
E que tal começar agora , que tal a praça , o café e o bate papo focado em futuro? A planta da casa , a paz conquistada e merecida na base do respeito!
Que tal ser feliz?

Paz , saúde e felicidade.

Nenhum comentário: