domingo, 17 de janeiro de 2010

Respeito...




" Não se acostume com o que não o faz feliz,
revolte-se se for preciso...
Alargue seu coração de esperanças,
mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se achá-lo, segure-o!
Circunda-te de rosas...
Ame...
Ria...
O mais é nada ".

(Fernando Pessoa)


 


Respeito  , obrigação  primeira de quem ama , opção obrigatória de quem procura viver uma vida , não há meios termos . ou existe ou não .
Contemporizar ações , tentar justificar erros é sinal de demência , existem várias maneiras de se evitar um erro , e como dizem " Tudo posso , mas nem tudo devo" , e assim fazemos uso das faculdades mentais que nós separam(?) dos animais , não podemos agir de maneira repetidamente equivocada , não devemos abrigar as mesmas desculpas esfarapadas , pois o mundo tá ai , girando e girando e o tempo vai passando , logo o hoje ainda conta tanto quanto o amanhã , e se no hoje o que se tem é ações libertinas de pré assumidos conceitos morais , então esperar o que no amanhã... Ninguém é uma máquina ,ninguém agirá 100% certo ,  mas há fatores que pré determinam um caratér , logo as  mentiras , juramentos em falso e omissões são sempre sinal de perigo ...fumaça... e onde há fumaça...há fogo , as vezes pequenos incêndios facilmente controláveis , as vezes é a própria figura de Nero...queimando até a alma... e o pior é que as vezes acaba machucando inocentes.
Um desrespeito nem sempre é no campo de traição física , é também  e principalmente,  no campo dos compromissos assumidos , das palavras dadas e da importância que damos na presença de alguém , e principalmente na ausência é que damos, ou se deveria dar ,  a devida importância a nossa índole empenhada com outras pessoas , permitir que , na ausência , tudo e todos roubem  dessa pessoa a importância que a ela reforçamos e oferecemos é no mínimo ...covardia.
Seria como acertar as regras de um  jogo de futebol , e aos 44 minutos do segundo tempo  você ter percebido que durante todo o jogo obedeceu as regras e que a parte contrária refez de livre arbitrio as próprias regras ...e pior ao fazer isso essa parte buscou riscos desnecessários , buscou falsos brilhos , buscou ser idiota com a desculpa de ser agradável... digno de pena e dó.
Respeito...alimento primário de qualquer amor , mas respeito ao que universalmente é digno , é justo , é pilar de caratér honrado e digno ...fora disso respeitar balelas, idiotices, futilidades e infantis egocentrismos e se equiparar a todos esses esdrúxolos comportamentos próprios de pessoas mimadas e estúpidas... ai vem outro ditado " Discutir com um estúpido e pior que dialogar com um bêbado", logo logo a embriaguez passa... e logo a estupidez só piora... (es.tu.pi.dez (ê), s. f. 1. Qualidade de estúpido. 2. Falta de inteligência, de juízo, de discernimento. 3. Brutalidade, grosseria, indelicadeza.).
Assuma seu erros , busque melhorar , mesmo que no futuro imediato algo se tenha perdido as próximas pessoas que entrarem em sua vida irão muito te agradecer.

Paz , saúde e sorte! 


Nenhum comentário: