quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Paciência...


"Quero, um dia, dizer às pessoas que nada foi em vão...
Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas, que a vida é bela sim e que eu sempre dei o melhor de mim...
e que valeu a pena."
Mário Quintana



Dizemos uma coisa, muitas vezes as pessoas entendem outra ,ou vice-versa. Erros de interpretação fazem parte da dinâmica humana e não adianta querer fugir deles, pois cedo ou tarde algo acontecerá. No momento do conflito, não cometa o erro de buscar por uma harmonia imediata... se o mal estar já tiver instalado tentar forçosamente "arrumar" só vai complicar ainda mais . Creia haverá o momento certo para que voltem a se entender, mas isso talvez demandará algum tempo. Procure também observar os seus tantos desentendimentos internos, esses são os piores, pois  até que ponto você continuamente justifica coisas erradas ou defeitos pessoais, fazendo parecer que eles são indícios de magníficas virtudes? Buscando contemporizar , dar desculpas , apoiar esses equívocos em fatores externos...A maioria de nós faz isso em maior ou menos intensidade, trata-se na verdade de uma desesperada fuga , é esquecer de limpar o espelho onde nós vemos a cada manha ao acordar com as olheiras da insana atividade onanista mental da madrugada anterior . O desentendimento com o outro começa com desiquilibrio em aspectos de nossa própria alma... sempre projetamos qualidades e erros no companheira , logo nunca poderemos estar bem com alguém se não estamos bem conosco mesmo , parece fácil , parece um chavão , de certo ao ler isso dirá ..."Mas isso eu sei" , logo por que não vivencia isso , por que não age de maneira realista... Pense, o que os eventuais conflitos com as pessoas próximas está lhe ensinando? Que lições preciosas você pode extrair disso tudo? Ou somente se irritando com isso e se desgatando ainda mais ... os ajustes devem ser para resgatar uma construção  e não condenar ainda mais o que sobrou.

(Introduzindo  uma releitura e mesclando no contexto geral dessa postagem)

Para qualquer tempo em futuro próximo. Entenda e pratique o que de melhor poder  aprender, imagine-se como um receptáculo especial. Pode ser uma panela de ouro ou prata e imagine o tempo como um fogo puro e azul . Para que cotidianamente  utilizamos as panelas? Para preparar um alimento especial ou algo do gênero de especialidades... Assim ,desta maneira, podemos entender essa comparação como uma  necessidade de deixar internamente algo cozinhando, maturando, dentro desse magnífico recipiente que é a  nossa alma e com a ajuda do tempo , pois não queira mexer aliatóriamente no tempo ou poderá se queimar . Vale a pena, portanto, meditar um pouco a este respeito, que qualidade e quantidade de ingredientes e conteúdos você está depositando em seu espcial receptáculo interior? "Quem tem pressa come crú?"... De que maneira você está compondo essa mistura de raros materiais  que deverá ficar por um bom tempo  maturando  e  cozinhando, até chegar  o derradeiro momento de ser servido e alegremente oferecido aos outros como prova de seu  absoluto e feliz  amadurecimento ? Observe que, neste momento, pensamentos, hábitos, desejos e motivações não são só os ingredientes que serão utilizados no cozimento , mas também serão o prato final onde se notará a presença de cada um deles .         Vale a pena se questionar, neste momento, a respeito do que você está preparando como materiais  para seu crescimento, certezas e medos e em que proporções . Afinal, o momento desejado de maturação é também um momento de reflexões especiais, em que somos intimados a refletir sobre nossas reais motivações e interesses, e com certeza um passado bem resolvido é á  certeza de futuro muito bem encaminhado , e nesse meio tempo o presente... a... o presente  "brinca" entre risos e lágrimas , entre ter ou ser e assim o que chamamos de experiência vai compondo nosso maior tesouro, o maior problema não é acabar ,até por que o acabar é uma fase de tudo , assim como o começar  , porém o problema maior , o mais terrível é não ter existido nada de verdade, sendo triste esse  ilusão que empresta roupas de palhaços ( com a devida licença a tão nobre arte e altruísta profissão) à retardada- porém-atualizada  consciência dos fatos passados ... Definitivamente , amadurecer traz dignidade e as vezes algumas amargas sensações e sentimentos revoltosos porém o amadurecimento nos firma na eterna esperança dos sorrisos do futuro...sonhos...tempo...realidades.

Paz , saúde e bom apetite.


Nenhum comentário: