sábado, 1 de agosto de 2009

Areia entre os dedos... e olhos.


Não há perigo maior do que pseudo-verdades autoritárias, esse torpor do egocentrismo burro (todo egocentrismo é plenamente banal), essa cegueira tosca e infundada de achismos e pré conceitos só pode causar grandes males e perdas, contaminado grandes almas com pequenas e constantes doses de um veneno criado na confusão de mentes, momentaneamente, doentes pelo confronto com realidades incertas, então se parte para fugir... Mas fugir do que? De quem? Para onde?
Normalmente atalhos só nós levam cansados e frustrados de volta ao caminho original , não há garantia , mas há de se ter o mínimo de bom senso e boa vontade para saber as imperfeições das pessoas que nós cercam, e sempre na mesma medida que julgamos seremos julgados , ai o imenso risco de colocar a vida eternamente no departamento de cobrança , o que foi... passou e assim é e sempre será , como julgar feitos nascidos do calor de uma necessidade , como analisar o conjunto de sentimentos que cada um leva dentro de si , como?
Um dia a solidão cobra nossos radicalismos, um dia o medo da fria tristeza solitária de fato se apodera do que ele mesmo plantou durante anos, afastando pessoas “imperfeitas” , quanto maior for teu controle de qualidade (imaginário e caótico) maior será a certeza de que no fim... só existirá você e suas constrangidas e arrependidas memórias . Há quem diga que entre estar certo ou feliz há de se escolher estar feliz, mesmo que essa felicidade possa parecer uma imbecilidade, mesmo assim, seja feliz, a vida é curta, os caminhos cada vez maiores, não se perca em verdades viciadas na “punheta” (perdão!) mental que te acompanha toda noite insone, creia por vezes o beneficio da dúvida é altamente gratificante mais para quem oferece do que para quem recebe .


Imagine que ao apontar o erro de grafia ou concordância em palavras você desconsidera a emoção da frase , imaginar que uma árvore (caqui) merece (segundo teus achismos) ser cortada por estar completamente seca e por não saber que fora da época de colheita essa arvora é sim absolutamente seca (sem folhas e flores ), e assim jamais saborear seu especial e sumo sabor.
O melhor conselheiro é sim o tempo, mas procure a gentileza de manter, ao menos, amizades, pois acredite esse mundinho redondo não para de girar, nunca se sabe o que nós espera na próxima curva. Ninguém é obrigado a nada, bem como ninguém deve desconsiderar sentimentos, pode se querer ou não, mas nunca menospreze um sentimento nobre ofertado, não junte só pedras (críticas) para construir teu, imponente, castelo, procure juntar essas flores (sentimentos) ofertadas assim antes desse castelo faça teu jardim para nele descansar e ter um pouco de deleite durante essa majestosa porém árdua construção.
Não pergunte de onde vem a brisa, apenas a sinta em teu rosto, não a critique por não ser um vento forte, agradeça ela ser exatamente uma brisa e por ter chegado no momento certo , não pergunte se ela estará amanhã de volta ,mas se estiver aprecie ainda mais ... e mais até se certificar que ela normalmente precede ou se transmuta no vento que tanto você deseja.

"Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro."

"Repreende o amigo em particular; louva-o na presença de todos."

"Se escolheres o prazer, conscientiza-te que atrás dele há alguém que só te trará atribulações e arrependimento."

"Não há coisa que mais nos engane do que o nosso juízo."


Leonardo da Vinci



Ter a coragem de continuar arrumando aqui a ali os furos no casco desse "navio"  é nossa maior, senão única, garantia de continuarmos nessa grande viagem, que é viver , em busca do porto final chamado  felicidade e PAZ... só um sentimento verdadeiro pode permanecer , não no passado , mas no presente a guiar nossos passos para mentalmente construir esse porto , e quanto mais perto estivermos desse merecido porto  mais real ele será. Simples assim.

Paz , saúde e reflexões.




Nenhum comentário: