terça-feira, 17 de fevereiro de 2009


(Florbela Espanca) EU Até agora eu não me conhecia. Julgava que era Eu e eu não era Aquela que em meus versos descrevera Tão clara como a fonte e como o dia. Mas que eu não era Eu não o sabia E, mesmo que o soubesse, não o dissera… Olhos fitos em rútila quimera Andava atrás de mim…e não me via! Andava a procurar-me — [...]





Quem de fato presumimos ser ... Quimera de fatos vividos e resultado indesejado de maiores e melhores esperanças... Quantas lágrimas cabem em teu passado ...quantos sorrisos cabem em teu futuro ? Para melhor enxergar é necessário escolher um ponto mais alto...
"Vê melhor a gaiovata que voa mais alto" Richard Bach em Fernão Capelo Gaivota





Louvor do Aprender

Aprende o mais simples!
Pra aqueles
Cujo tempo chegou Nunca é tarde de mais!
Aprende o abc, não chega, mas Aprende-o!
E não te enfades!
Começa!
Tens de saber tudo!

Tens de tomar a chefia!


Aprende, homem do asilo!
Aprende, homem na prisão!
Aprende, mulher na cozinha!
Aprende, sexagenária!

Tens de tomar a chefia!

Frequenta a escola, homem sem casa!

Arranja saber, homem com frio!
Faminto, pega no livro: é uma arma.

Tens de tomar a chefia.

Não te acanhes de perguntar, companheiro!
Não deixes que te metam patranhas na cabeça:

Vê c’os teus próprios olhos!
O que tu mesmo não sabes Não o sabes.
Verifica a conta: És tu que a pagas.
Põe o dedo em cada parcela,
Pergunta: Como aparece isto aqui?
Tens de tomar a chefia.
Bertold Brecht, in ‘Lendas, Parábolas, Crónicas, Sátiras e outros Poemas’/ (Tradução de Paulo Quintela)





Paz , saúde e visão bem a frente !

Nenhum comentário: