sábado, 22 de setembro de 2012

Espelho... e luz.



"A alma dos diferentes é feita de uma luz além.
Sua estrela tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os poucos capazes de os sentir e entender.
Nessas moradas estão tesouros da ternura humana dos quais só os diferentes são capazes. Não mexa com o amor de um diferente.
A menos que você seja suficientemente forte para suportá-lo depois".
Arthur da Távola



'... Todos nós ao nascer ou voltar , ganhamos um espelho e uma luz. Este espelho é, então, colado no nosso peito e a luz em nossa cabeça . E assim vivemos toda a nossa vida, refletindo o outro e vendo no (espelho do) outro o nosso reflexo, tentando iluminar nossa mente. Hermann Hesse disse : " Se você odeia uma pessoa, odeia algo nela que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos incomoda." Viver considerando isto vai desenvolvendo nossa compaixão, nossa tolerância, nossa empatia e nossa solidariedade para com as nossas fraquezas e dificuldades e as dos outros... podemos assim iluminar e sermos iluminados na mesma proporção.
 Cem por cento do que somos e vivemos (inclusive o que supomos ser acidentes) é fruto de nossas escolhas e opções. Conscientes ou inconscientes. Viver consciente disto desenvolve nosso discernimento e nossa responsabilidade para com a vida, com as pessoas e com nossas atitudes... até mesmo nossos sonhos... nossas aspirações mais elementares , construir a felicidade respeitando limites ... Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6 : 12 Apóstolo Paulo 
 Livre-se da culpa injustificada. A única função dessa culpa é manter sua auto-estima baixa (por isso algumas religiões fomentam a idéia da culpa para assim manter poder e alta manipulação). Transmute a culpa por responsabilidade... assuma suas ações baseadas em respeitar , mas é a felicidade o norte a nos guiar.
Ninguém é culpado de absolutamente nada, mas todos são completamente responsáveis por tudo , até mesmo por razões circunstanciais .Viver assim há de rte torna mais atento e cuidadoso para com toda a existência... a eternidade é feita dia após dia , não começa e nem termina , apenas vai se sucedendo nos dias... horas e minutos.
 Desenvolva a aceitação , sendo humilde para o que se pode mudar e o que necessita de maturação. Sempre que entramos em contato com alguma dificuldade ou fraqueza nossa, através de alguém ou de alguma circunstância, normalmente o primeiro impulso da mente/ ego é: ou nos
defendemos, negando e resistindo a entrar em contato (muitas vezes entrando na irritação e na revolta, geralmente imputando a culpa a alguém ou a alguma coisa), ou entramos na condição de vítimas, mergulhando na baixa auto-estima.Aceite sua natureza humana como ela é e aceite também a sua sombra. Entenda que você está aqui na Terra, nessa existência , nesse plano ,  para aprender e expandir sua existência. Um Mestre hindu falou: "Errar, ter defeitos, falhas, fraquezas, é seu direito.Trabalhar para transmutar isso tudo é seu dever".

Sei o que devo e o que posso , sei o que espero e o que desejo ofertar , e nessa dualidade construindo caminhos me permito me permitindo mais ser que ter e assim...viver.'
Não sou diferente com cada pessoa , mas aprendi a querer e amar cada pessoa de maneira diferente , e a isso também dou o nome de respeito, mesmo quando as coisas dão errado , mesmo assim não deveriam os defeitos anular as qualidades , é essa proporção que faz um ser... humano .qualidades e defeitos.
Sou humano e preciso saber quem caminha  e por que o caminhar , sempre acompanhando a luz ...e o espelho.
(Inspirado em texto colhido tendo a citação da colaboração de Rita , e é original do blog luz de aruanda  , revisto e ampliado por mim  livremente. )
Paz, saúde e luz.

Nenhum comentário: