sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Promessas demais...


-" Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
- Promete se deixar conhecer?
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?
Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros."
Martha Medeiros

"Somos donos de nossos atos,
mas não donos de nossos sentimentos;
Somos culpados pelo que fazemos,
mas não somos culpados pelo que sentimos; 
Podemos prometer atos, 
mas não podemos prometer sentimentos...
Atos sao pássaros engailoados, 
sentimentos são passaros em vôo."
Mário Quintana


Como um ritual silencioso e invisível, fiquei em silêncio deslizando os dedos sob o meu rosto. Coloquei agora minha máscara nova, essa que me protegerá da insensibilidade alheia. Minha máscara feliz, pois triste ainda estou , minha máscara que não pertencia a você, nunca usei máscaras com você. Agora eu percebo que tenho de aprender a não precisar de você, muito menos das suas instáveis palavras. Muito menos do seu único , senão maior defeito, falta de total  sensibilidade. 
Colocando meus pensamentos no lugar, escondendo meus reais sentimentos que agora se transformaram em medo e tive a certeza de que você está indo ..partindo . Depois daquele encontro em que eu fui pra te abraçar, te beijar e te dizer que você não precisava temer seu presente baseado em seu passado pois o futuro chegava nesse momento comigo , você ...nesse futuro me abandonou. Agora só existe eu e minha máscara. Você é um pretérito perfeito. Perfeito como você um dia definiu. Perfeito como o amor poderia  ser, e que hoje não existe mais...Mas não me importo. Não me iludo mais com promessas fáceis de amores eternos. A vida me mostrou, vez após vez, que nada do que vem correndo acaba por sossegar e se manter parado. Não existe essa possibilidade de amor sem história, sem derrotas, sem sangue pisado no coração, sem garganta trancada e nariz entupido de tanto chorar. Amar não é só para ser bonito , é  pra de uma hora para outra  ser feio demais quando ele se perde no caminho...aliás quando perdem ele por você  no meio do caminho e ai se constata que essa perda ...esse vazio é o lugar comum em que jogam os tolos ... e o valor de um homem está no desejo de cumprir suas promessas, mesmo que estejam longe de suas forças para cumprí-las... as minhas bravamente as mantive já uma vez e se mantém ainda hoje  na honra da palavra que empenhei ...nunca te abandonar... nunca...e de uma maneira ou de outra está sendo cumprida.

(Uma releitura, revista e não ampliada...rs)

Não me jogue mais na vala comum de vãs promessas , não , não  mais  me ofereça o céu para me atirar no inferno e não me prometa a dignidade se só possuir  a leviandade de um egoímo doentio .

Eu te avisei ... muito ... que seria fácil me apaixonar e muito difícil te esquecer , eu te disse que me perderia em teu prazer , e que em tua companhia me bastaria o colo que aconchega, que o lugar mais perfeito do mundo seria o que nele você permanecesse.

Que não há no universo brilho maior que teu olhar, que em teu sorriso eu me perco no tempo e espaço pela admiração que me provoca, que em teu corpo todo o suor é sagrado ...isso eu sobe nos primeiros instantes que vivi de seu lado , como senti o quanto a tua falta seria dolorida... eu senti...eu sabia...mas não consegui evitar...te amei de pronto...simples assim... esquecer não está simples assim.

Não se preocupe , não a quero mal , até por que isso seria negar o que de mais nobre senti nesses últimos anos , estou aprendendo a te "gostar" sem muito esperar , estou exercitando então esse sentimento que requer muita ...muita...muita paciência... mas a quero feliz , a quero realizada , a quero muito bem nutrida...rs

O tempo vai passar e você ainda , cedo ou tarde , de um jeito ou de outro do meu lado vai estar, o mais engraçado (?)  é que já passei por isso , não num "déjà vu"  fruto de algum delirio mental , foi na realidade mesmo , em que isolado tinha de segurar em frágeis fios para resgatar o que , tempo depois , se romperia para, quase,  sempre.

Paz , saúde e sorte    ,

Nenhum comentário: