segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Das palavras ...Perdão.


"As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade."
Victor Hugo


"É fácil trocar as palavras,
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado,
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto,
Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos,
Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor,
Difícil é conter sua torrente!

Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo."
Fernando Pessoa

Nas palavras há a força de uma lâmina que pode ferir ou matar , que pode abrir um mero caminho ou até mesmo uma estrada , não são as palavras isoladas ou escritas que tem esse poder, mas sim a forma e maneira de usá-las , uma espada na mão de um guerreiro será fatalmente usada , a mesma espada na mão de um bandeirante abrirá estradas para explorar riquezas e unir povos ...
Somos traídos muito mais pela maneira que dizemos , do que propriamente o que falamos ... “
Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo.”(Oscar Wilde) , logo aprender a calar diante de qualquer cólera ou ira , acalmar ânimos e usar sempre palavras nascidas do equilíbrio de um coração antes atribulado ... “Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração sereno. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão.” (Madre Teresa de Calcutá).
Há , graças a Deus , algumas palavras simples e cuja força podem dispensar maiores interpretações , são poderosas e sempre devem ser usadas ... Obrigado, por favor, com licença e Desculpas, se usadas com a força de uma alma com sinceridade plena costumam provocar resultados magníficos, mas a pessoa que as recebe tem de também estar provida de um pouco de boa vontade e cordialidade... senão nunca surtirá o mesmo efeito de soberanas e sábias pessoas que entendem que mágoa só envenena a si própria.
O tempo é Senhor da razão... creia há dois mil motivos para não querer alguém e apenas um para querer ...nem precisa procurar muito ele é o que move os sonhos, o meu ..o seu...o nosso.
E aqui vejo você prestes a ir rumo ao desconhecido de um futuro...
"Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer,ou o quanto queremos dizer,antes que a pessoa se vá"
(Carlos Drummond de Andrade)
...percebo que muito pouco conheci de você, em verdade perdi muitas chances reais e desejo ver voltar o tempo e te abraçar mais forte, prolongar nossos lábios colados no beijo... o primeiro e todos os demais , não ...não o último , até por que nunca haverá . Se pudesse reviveria as acaloradas discussões e calaria em peito profundo as palavras encoleradas, distorcidas e deturpadas da realidade... daquilo que jamais falaria se “normal” estivesse , mas há quem diga que : “ Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida(Provérbio chinês)... e há pura razão nisso ... lamentavelmente
Usarei uma importante palavra, uma que expresse toda a humildade de me reconhecer muitas vezes em erro e por respeito me corrigir, por estar em superficial covardia da mesmice , muitas vezes por débil omissão, por saber como fazer e achar desnecessário... 
"Os fatos devem provar a bondade das palavras"(Séneca). Por muitas vezes usar de gentilezas sociais e de simpatias com estranhos e não com a pessoa amada ...nossa quanta idiotice perder chances de demonstrar carinho e respeito com quem está do nosso lado dividindo uma vida, quero usar essa palavra por que ela pode recuperar uma outra , ele pode ser a coadjuvante que fará brilhar imensamente uma que é a mais linda palavra de qualquer língua , em qualquer situação... Peço DESCULPAS... Pois preciso muito de teu AMOR.

Paz, saúde e desculpas.



Nenhum comentário: