quarta-feira, 29 de abril de 2009

O exílio da saudade


Ao coração que sofre, separado
Do teu, no exílio em que a chorar me vejo,
Não basta o afeto simples e sagrado
Com que das desventuras me protejo.

Não me basta saber que sou amado,
Nem só desejo o teu amor: desejo
Ter nos braços teu corpo delicado,
Ter na boca a doçura de teu beijo.

E as justas ambições que me consomem
Não me envergonham: pois maior baixeza
Não há que a terra pelo céu trocar;

E mais eleva o coração de um homem
Ser de homem sempre e, na maior pureza,
Ficar na terra e humanamente amar.

(Olavo Bilac)

Aqui...

Há quem ama cabe o respeito , cabe a dor de uma , temporária , separação ... cabe esse exílio de uma saudade cortante e constante, sentida na alma cujas lembranças ainda a mantém viva e , um tanto quanto possível, feliz.

Não se pode provar do verdadeiro amor sem uma distância....sem a ausência , sem o sabor do regresso , abraços , beijos ( o primeiro) e suspiros ... sem seu olhar para me distrair ...seu seu sorriso para admirar perdido na emoção incontida das lágrimas .

Por vezes vivemos numa realidade em que não basta ter fisicamente alguém  do lado , mas sim ter dentro de um coração sofrido pelas angústias de tentativas frustradas e assim aliviar a dor de mágoas , desprezos e indiferenças... Vivemos a horrível sensação da solidão acompanhada ... silêncios constrangedores...será que vai chover?

Pior que a dor de uma saudade é nunca ter tido nada que justificasse querer tanto alguém na distância e ausência... é não ter por que ou para quem voltar... e não ter a ilusão de um sonho de um dia não mais precisar partir ...viver e conviver num estado permanente de êxtase físico e mental ... cúmplices orgulhosos da coragem que um dia nós uniu.

Há quem ama não cabe partir , cabe buscar razões para ....sempre...sempre... voltar... doce regresso.

Qual a diferença entre saudades e lembranças ... lembrar é ato esporádico... saudades é não esquecer ... reviver... recriar.

E assim entre saudades sigo um caminho , o único que a mim coube , para construir em definitivo essa ponte para o futuro que merecemos estar... a sós ...na boa ... sempre... simples assim!

Paz , saúde e sudades!

Nenhum comentário: