domingo, 31 de agosto de 2008

Do Direito e quem nos "Governa"...


Ao chegar ao poder, após o golpe de 1930, Getúlio Vargas não respeitou e ignorou a autonomia de São Paulo, nomeando um Interventor forasteiro, destituindo o presidente paulista, como eram denominados nossos governadores naquela época. Isso tem um nome: ultraje ao povo paulista, que rebelou-se .Vargas nomeou o diplomata paulista Pedro de Toledo para comandar São Paulo diante da renúncia do interventor, porém era tarde demais para reparar um erro político estratégico e curar as chagas cravadas no brio paulista.

De boca em boca, num delírio coletivo, o povo repudiava o fato de São Paulo ser dominado por gente estranha. Pedia a imediata convocação de uma Constituinte. Num crescente descontentamento, o povo de São Paulo revoltou-se. Em 23 de maio, estudantes e populares queimaram as redações dos jornais da ditadura e, nesse conflito foram assassinados quatro estudantes de Direito do Largo São Francisco: Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo. Viraram mártires e emblema da luta pela justiça e pela liberdade. As letras iniciais dos nomes dos quatro serviram posteriormente para designar o movimento paulista e representar a chama dos ideais da Revolução de 1932: MMDC

No dia 9 de julho de 1932, o interventor Pedro de Toledo comunicava “não ser possível caminhar ao revés dos sentimentos do povo e que o confronto era inevitável”. Embora São Paulo estivesse confiante, não tinha o poderio federal e tampouco tinha caráter belicoso. Sucumbiu meses depois, mas deixou como legado um alerta: não maculem nunca os primados constitucionais e a democracia, porque o povo dará sua vida para defendê-los.


E MAIS UMA VEZ ESTAMOS SENDO GOVERNADOS POR "ESTRANHOS" , POR FAVOR EU MORO E AMO MINHA CIDADE , PENSE BEM AO VOTAR , PROCURE UM PAULISTA QUE SAIBA E ENTENDA DE NOSSAS NECESSIDADES REAIS , CHEGA DE AVENTUREIROS NO PODER...EM TODA A ESFERA DO PODER!...E VIVA A "DEMOCRACIA"

Nenhum comentário: