domingo, 27 de julho de 2008

ALMA SOLITÁRIA


Alma solitária no quase.

  Viver um estado de quase é uma experiência de desanimador desalento , não se pode ser quase feliz , o quase deve ser sinônimo de pouco , “quase nada” . Quase deu certo , eu conheci uma pessoa que quase deu certo em minha vida , mas por que ... quase?
  A esperança sucumbe ao quase , aos tantos “quase” de que se pode fazer a história de uma ávida vida carente . 
  Às vezes penso e sinto ou até desejo que o amor deveria vir de maneira avassaladora , não há como prever ou garantir ser eterno , mas deverá sair do quase .
  Quase é essa sensação de que muita coisa poderia ser diferente , poderia ser mais intensa , mais presente , menos desgastante , mas consciente , menos punitiva , mas cúmplice , menos imparcial ... deveria ser enfim a experiência tão aclamada da alma gêmea ... se é que exista essa tal !
  O minuto que faltou , a palavra guardada , a fuga da explicação necessária e dia após dia esperando algo que não chega , alguém que tem a palavra certa , o gesto reconfortante , passar as horas revivendo o passado em busca de explicações plausíveis , e sentar após um longo suspiro e constatar que o quase foi lugar comum demais e demasiadamente se esperou... longa e infrutífera espera , e ter na frase “tinha de ser assim” a maior , senão única , possível explicação ... não ,não posso subestimar o bom senso nem a inteligência , o quase é atestado de incapacidade própria e alheia , revelando assim o alto grau de complexidade das relações e dos seres humanos , não sei se seriam imperfeições , mas muitas limitações com certeza .
O quase acontece sempre que algo acaba , e muitas vezes é o conjunto das impossibilidades , mas sim poderia dizer que valeu a pena ... é como viver um grande amor ...se acabar , creio , nunca chegou a ser ... pois só pode ser verdadeiro o que é permanente , o que é atual e presente , o que sempre se renova sem a necessidade da ausência ,ou se corre o risco de alimentar fantasmas unilaterais , você amou ...e em que proporção foi amado ,compreendeu e foi compreendido , e em que momento o amor deu lugar ao mero prazer físico , esse é o último e derradeiro estágio do amor rumo ao quase , quando de trocar as sensações por um único momento de prazer ... há quem se permita só ao prazer , mas aprendemos a importância de aliar amor ao prazer , é maravilhoso querer o beijar com amor e paixão e assim fazer acontecer o perfeito do antes ,durante e depois 
  Algumas pessoas defendem os ciclos , as fases , vivem uma fase que tem princípio ,meio e fim e que começa e termina no tempo pré-determinado o tal do tempo certo ... mas quem determina esse tempo ? São meramente as conveniências pessoais ... o batalhar pela relação caiu no comodismo , é tudo muito imediato e descartável , muito alto consumista , e quanto mais consome mas aumenta a necessidade de consumir tornando ainda mais descartáveis as emoções e sentimentos , e ao aumentar o consumismo se passa a ter mais preocupação na quantidade desprezando a qualidade ... quantos.
  O quase é morno demais , é temperatura ambiente ...se café frio e se refresco quente , é dia nublado na praia ...só mormaço , é adoçante ...até engana , é promessa de final de ano ...acaba junto da ressaca , é vice-campeonato ...o primeiro dos últimos , enfim são os castelos de areia a espera da próxima onda da maré cheia.

qua.se (Dicionário)
adv. 1. Perto, proximamente, no espaço e no tempo. 2. Com pouca diferença. 3. Pouco mais ou menos. 4. Por um pouco que não.

Nenhum comentário: